Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

CPI Mista da Petrobras apresenta mandado de segurança para receber depoimentos de Paulo Roberto Costa

Publicado por Viviana Sa
há 10 anos

O presidente da CPI Mista da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), apresentou um mandado de segurança ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para que a comissão parlamentar de inquérito tenha amplo acesso aos depoimentos do ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa, no acordo de delação premiada.

No pedido, Vital do Rêgo argumenta que ao negar o imediato compartilhamento dessas informações, sob a alegação de que isso é proibido pela lei com as regras a contribuição premiada — Lei 12.850/13 — o ministro do STF, Teori Zavascki na verdade feriu um direito constitucional dos parlamentares. O Artigo 58 da Constituição assegura às CPIs poderes de investigação próprios das autoridades judiciais. Diante disso, o senador do PMDB alegou que as CPIs podem acessar documentos “produzidos em autos judiciais, ainda que abarcados por sigilo judicial”.

— A delação premiada ou a colaboração premiada é hoje um fato jurídico perfeito e está em curso nos autos da ação penal competente. Nós entendemos que, no exercício do nosso direito constitucional, o Supremo deve encaminhar essas informações, que serão muito úteis para o desfecho do relatório do deputado Marco Maia — defendeu Vital do Rêgo.

O mandado de segurança também se fundamenta na tese de que, ao não compartilhar os depoimentos de Paulo Roberto Costa com a CPI, Teori Zavascki limitou os poderes da comissão. Além disso, argumenta que não existem obstáculos legais para o empréstimo de provas entre os juízes e as CPIs, especialmente quando as provas já foram produzidas e incorporadas aos autos do processo.

A Lei 12.850/13 determina que os acordos de delação premiada só perdem o sigilo quando a denúncia é recebida pelo juiz. Prevê também que o acesso aos processos é restrito ao juiz, ao Ministério Público e ao delegado de polícia, “como forma de garantir o êxito das investigações”. No mandado de segurança, o presidente da CPI mista da Petrobras defendeu que este pedaço da lei seja interpretado de maneira a assegurar que as CPIs também figurem entre os que são aptos a obter o conteúdo das delações premiadas.

Vital do Rêgo pediu que o STF responda em caráter liminar, porque a CPI tem prazo de encerramento dos trabalhos em 7 de dezembro e ainda tem de analisar os dados sigilosos e eventualmente decidir por novas linhas de investigação a partir deles. “A subsistir a decisão atacada, a CPI Mista estaria impedida de trilhar a linha de investigação em tela, quedando infrutíferos os seus trabalhos. Tal constatação basta para justificar o dano iminente ao trabalho da comissão congressual”, justificou.

O presidente da CPI Mista da Petrobras assegurou que não há riscos de vazamento dos depoimentos sigilosos. Garantiu que a comissão tem todas as condições de manter o segredo.

— Nós queremos compartilhar as informações. Não estamos dizendo que vamos dar publicidade a essas informações. A CPI tem todas as condições de manter o sigilo. Queremos buscar junto ao Supremo a interpretação de um direito constitucional nosso. Isso é um fato marcante, porque vai criar jurisprudência sobre outros que puderem acontecer.


Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/10/15/cpi-mista-da-petrobras-apresenta-mandado-de-...

  • Publicações2
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações56
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cpi-mista-da-petrobras-apresenta-mandado-de-seguranca-para-receber-depoimentos-de-paulo-roberto-costa/145666893

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)